quarta-feira, 25 de março de 2020

REORGANIZAÇÃO COTIDIANA PARA QUARENTENA / PARTE 2- ROTINA PARA CRIANÇAS

REORGANIZAÇÃO COTIDIANA PARA QUARENTENA

 

PARTE 2- ROTINA PARA CRIANÇAS

Lazer e obrigações: como organizar a rotina das crianças na quarentena?

 

    Pais e filhos reunidos em casa por dias a fio podem até lembrar um ambiente de férias familiares. Mas a realidade imposta pelo novo coronavírus, que chegou com o ano letivo em andamento e muitos dos adultos de volta ao trabalho, não tem nada de lúdico. Sem poder sair, as famílias precisam, agora, conciliar as atividades de todos os moradores em um único ambiente. Para que consigam atravessar o período da melhor forma, é preciso calma e foco no presente para reinventar a rotina da casa.

 

    A organização do cérebro se dá de fora para dentro também. Esse não é um período de férias. Isso tem de ser entendido pela criança para que ela possa se conectar com o que está acontecendo. A rotina deve ser mantida da forma mais natural possível.

 

    Manter horários para dormir, acordar e almoçar são formas de contribuir com os pequenos nesse processo. Também deve haver um ciclo de estudos, em turnos mais curtos do que os da escola. Cerca de uma hora pela manhã e uma hora à tarde podem ser suficientes, mas há crianças que podem aceitar melhor rodadas mais curtas, de 30 minutos. Nesses momentos, que podem ou não contar com a mediação dos pais, é importante estimular o filho a pensar por conta própria — sem compromisso em "acertar" —, e, sempre que possível, tentar criar relações entre o que é estudado e o momento atual, contextualizando as aprendizagens. Os pais podem usar recursos tecnológicos, como documentários, vídeos, jogos, para extrapolar as metodologias ofertadas pela escola, tornando a aprendizagem mais significativa.

 

    Tomar banho e trocar de roupa é outro ponto importante para que os pequenos entendam que o dia vai começar. Não há necessidade de vestir o uniforme da escola, pois isso cria um ambiente irreal, mas é importante trocar o pijama. Vamos ter que mudar nosso olhar sobre as coisas porque estamos num momento diferente. A coisa mais importante é criar um contexto emocionalmente saudável e organizar um dia de cada vez.

 

    As exigências devem ser mais brandas nesse período. Mais importante do que apresentar conteúdos escolares para as crianças é mostrar tranquilidade e deixar que aprendam também com estímulos do cotidiano — como ajudar a preparar a comida ou organizar os brinquedos.

 

    Ainda que muitas pessoas tenham aderido ao home office em razão da pandemia, nem todos os pais terão condições de participar de forma tão ativa das atividades escolares dos filhos. Mas isso não quer dizer que os pequenos sairão prejudicados. Propor um momento do dia em que todos trabalhem juntos, cada um nas suas tarefas, pode ser positivo para toda a família. O pai ou a mãe não precisa ficar do lado do filho em tempo integral. Cada um pode pegar suas coisas e fazer o que tem de fazer, mas atento ao outro. E nada de sobrecarregar o irmão mais velho. Cada um está em uma etapa própria da infância ou juventude, não é justo assumir responsabilidades dos adultos. Sim os filhos são responsabilidade dos adultos, ajudar é uma coisa bem diferente de assumir a responsabilidade dos cuidados e auxílio escolar.

 

    Os momentos da lazer, que para muitas famílias estão relacionados a atividades externas, como passeios no parque, também vão exigir mais da criatividade dos pais no período.

 

    Para conciliar as tarefas domésticas e o trabalho com a presença dos pequenos, é preciso envolve-los nas atividades diárias, como pedir ajudar para regar as plantas, fazer o momento de cozinhar em uma oficina de culinária.

 

    Pode-se ainda aproveitar esses momentos de convivência mais intensa e apresentar as crianças filmes e seriados que gostava na infância, mostrar fotos e vídeos antigos, contar histórias, etc.

 

    É bom dosar a exposição aos equipamentos eletrônicos, pois já é sabido dos prejuízos para atenção e concentração das crianças, além do aumento da ansiedade. Manter as regras é muito importante, e não deixar aquela sensação que todos os dias são domingo.

 

    Quem não tem como se envolver nas brincadeiras durante a semana não deve sentir-se culpado. Uma boa opção é buscar jogos didáticos na internet, que podem ser uma ponte entre estudos e lazer.

 

    Tem sites com jogos interativos, livros para ouvir e muitas coisas interessantes. A atividade tem de ser saudável e prazerosa para que a criança não entre em desespero.

 

    Para além das atividades intelectuais, é importante pensar em brincadeiras que permitam à criança se movimentar. Brincadeiras como a dança podem ajudar a gastar um pouco da energia acumulada no confinamento.

 

    Assim como para os adultos, as relações sociais são fundamentais, e devem ser aliadas enquanto não é permitido encontrar outras pessoas. Gravar e receber vídeos de tios, primos e avós é positivo para todos. Conversar com outros pais para gravar vídeos e fazer videochamadas com os colegas pode ser uma forma de tranquilizar a gurizada. Eles vão ver que têm crianças na mesma situação que eles. Que não foi só em casa que as coisas mudaram.

 

    A rotina diária para as crianças é algo fundamental, é através dessa rotina que a estrutura psíquica e física da criança se organiza.

 

    Sendo o tempo para a criança algo complexo, é através das suas rotinas que a criança antecipa o que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte. As rotinas transmitem segurança à criança, deste modo à criança já sabe, por exemplo, que antes de jantar deve tomar banho, as principais rotinas que se devem manter com as crianças são: horas de refeição; hora de deitar; hora de estudar; hora de brincar e tempos em família.

 

    Saber o que tem para fazer fará com que a criança cumpra suas obrigações sem que os adultos precisem lembrar de fazê-lo.

 

    A organização das atividades diárias não impedirá que a criança desenvolva autonomia. A coerência e a flexibilidade devem fazer parte do processo de estabelecimento das regras. Nada que é arbitrário funciona. Todavia a rotina é fundamental na formação de cidadãos responsáveis e confiantes. Sua ausência gera medo e ansiedade não somente nos pequenos como também nos adultos.

 

    Portanto criar rotinas é positivo e deve iniciar desde a mais tenra idade.

 

    Deixarei aqui algumas sugestões de quadros para rotina, o ideal que esta seja elaborada em conjunto, por toda a família e a criança deve ser protagonista desse momento. Peça que ela liste ou diga (para crianças ainda não alfabetizadas) todas as atividades que deve cumprir e quais ela poderia fazer para ajudar na rotina da casa, assim ela se sentirá pertencente a família, ganhando autonomia e responsabilidade. A rotina pode ou não ser implementada como um jogo, em que a criança pontua a cada atividade realizada, podendo a premiação ser uma comida, uma atividade ou brincadeira para o final de semana a escolha da criança.



    Assim como os adultos e crianças precisam dessa reorganização e estabelecimento de uma nova rotina nesse momento que estamos vivendo, os idosos também precisam, no próximo post vou trazer orientações para organização de uma rotina para eles também.

    Lembrem-se a rotina é muito importante, nos ajuda a otimizar nosso precioso tempo, além de nos organizar, reduzir os níveis de ansiedade e melhorar nossa capacidade de atenção.

    Espero que esse post possa ter ajudado de alguma forma. Abraços fraternos e até breve.

Laine Queiroz

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