REORGANIZAÇÃO COTIDIANA PARA QUARENTENA
PARTE 2- ROTINA PARA CRIANÇAS
Lazer e obrigações: como organizar a rotina das crianças na
quarentena?
Pais e filhos
reunidos em casa por dias a fio podem até lembrar um ambiente de férias
familiares. Mas a realidade imposta pelo novo coronavírus, que chegou com o ano
letivo em andamento e muitos dos adultos de volta ao trabalho, não tem nada de
lúdico. Sem poder sair, as famílias precisam, agora, conciliar as atividades de
todos os moradores em um único ambiente. Para que consigam atravessar o período
da melhor forma, é preciso calma e foco no presente para reinventar a rotina da
casa.
A organização do
cérebro se dá de fora para dentro também. Esse não é um período de férias. Isso
tem de ser entendido pela criança para que ela possa se conectar com o que está
acontecendo. A rotina deve ser mantida da forma mais natural possível.
Manter horários
para dormir, acordar e almoçar são formas de contribuir com os pequenos nesse
processo. Também deve haver um ciclo de estudos, em turnos mais curtos do que
os da escola. Cerca de uma hora pela manhã e uma hora à tarde podem ser
suficientes, mas há crianças que podem aceitar melhor rodadas mais curtas, de
30 minutos. Nesses momentos, que podem ou não contar com a mediação dos pais, é
importante estimular o filho a pensar por conta própria — sem compromisso em
"acertar" —, e, sempre que possível, tentar criar relações entre o
que é estudado e o momento atual, contextualizando as aprendizagens. Os pais
podem usar recursos tecnológicos, como documentários, vídeos, jogos, para
extrapolar as metodologias ofertadas pela escola, tornando a aprendizagem mais
significativa.
Tomar banho e
trocar de roupa é outro ponto importante para que os pequenos entendam que o
dia vai começar. Não há necessidade de vestir o uniforme da escola, pois isso
cria um ambiente irreal, mas é importante trocar o pijama. Vamos ter que mudar
nosso olhar sobre as coisas porque estamos num momento diferente. A coisa mais
importante é criar um contexto emocionalmente saudável e organizar um dia de
cada vez.
As exigências
devem ser mais brandas nesse período. Mais importante do que apresentar
conteúdos escolares para as crianças é mostrar tranquilidade e deixar que
aprendam também com estímulos do cotidiano — como ajudar a preparar a comida ou
organizar os brinquedos.
Ainda que muitas
pessoas tenham aderido ao home office em razão da pandemia, nem todos os pais
terão condições de participar de forma tão ativa das atividades escolares dos
filhos. Mas isso não quer dizer que os pequenos sairão prejudicados. Propor um
momento do dia em que todos trabalhem juntos, cada um nas suas tarefas, pode
ser positivo para toda a família. O pai ou a mãe não precisa ficar do lado do
filho em tempo integral. Cada um pode pegar suas coisas e fazer o que tem de
fazer, mas atento ao outro. E nada de sobrecarregar o irmão mais velho. Cada um
está em uma etapa própria da infância ou juventude, não é justo assumir
responsabilidades dos adultos. Sim os filhos são responsabilidade dos adultos,
ajudar é uma coisa bem diferente de assumir a responsabilidade dos cuidados e
auxílio escolar.
Os momentos da
lazer, que para muitas famílias estão relacionados a atividades externas, como
passeios no parque, também vão exigir mais da criatividade dos pais no período.
Para conciliar as
tarefas domésticas e o trabalho com a presença dos pequenos, é preciso
envolve-los nas atividades diárias, como pedir ajudar para regar as plantas,
fazer o momento de cozinhar em uma oficina de culinária.
Pode-se ainda
aproveitar esses momentos de convivência mais intensa e apresentar as crianças
filmes e seriados que gostava na infância, mostrar fotos e vídeos antigos,
contar histórias, etc.
É bom dosar a
exposição aos equipamentos eletrônicos, pois já é sabido dos prejuízos para
atenção e concentração das crianças, além do aumento da ansiedade. Manter as
regras é muito importante, e não deixar aquela sensação que todos os dias são
domingo.
Quem não tem como
se envolver nas brincadeiras durante a semana não deve sentir-se culpado. Uma boa
opção é buscar jogos didáticos na internet, que podem ser uma ponte entre
estudos e lazer.
Tem sites com
jogos interativos, livros para ouvir e muitas coisas interessantes. A atividade
tem de ser saudável e prazerosa para que a criança não entre em desespero.
Para além das
atividades intelectuais, é importante pensar em brincadeiras que permitam à
criança se movimentar. Brincadeiras como a dança podem ajudar a gastar um pouco
da energia acumulada no confinamento.
Assim como para os
adultos, as relações sociais são fundamentais, e devem ser aliadas enquanto não
é permitido encontrar outras pessoas. Gravar e receber vídeos de tios, primos e
avós é positivo para todos. Conversar com outros pais para gravar vídeos e
fazer videochamadas com os colegas pode ser uma forma de tranquilizar a
gurizada. Eles vão ver que têm crianças na mesma situação que eles. Que não foi
só em casa que as coisas mudaram.
A rotina diária
para as crianças é algo fundamental, é através dessa rotina que a estrutura psíquica
e física da criança se organiza.
Sendo o tempo para
a criança algo complexo, é através das suas rotinas que a criança antecipa o
que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte. As rotinas
transmitem segurança à criança, deste modo à criança já sabe, por exemplo, que
antes de jantar deve tomar banho, as principais rotinas que se devem manter com
as crianças são: horas de refeição; hora de deitar; hora de estudar; hora de
brincar e tempos em família.
Saber o que tem
para fazer fará com que a criança cumpra suas obrigações sem que os adultos
precisem lembrar de fazê-lo.
A organização das
atividades diárias não impedirá que a criança desenvolva autonomia. A coerência
e a flexibilidade devem fazer parte do processo de estabelecimento das regras.
Nada que é arbitrário funciona. Todavia a rotina é fundamental na formação de
cidadãos responsáveis e confiantes. Sua ausência gera medo e ansiedade não
somente nos pequenos como também nos adultos.
Portanto criar
rotinas é positivo e deve iniciar desde a mais tenra idade.
Deixarei aqui
algumas sugestões de quadros para rotina, o ideal que esta seja elaborada em
conjunto, por toda a família e a criança deve ser protagonista desse momento.
Peça que ela liste ou diga (para crianças ainda não alfabetizadas) todas as
atividades que deve cumprir e quais ela poderia fazer para ajudar na rotina da
casa, assim ela se sentirá pertencente a família, ganhando autonomia e
responsabilidade. A rotina pode ou não ser implementada como um jogo, em que a
criança pontua a cada atividade realizada, podendo a premiação ser uma comida,
uma atividade ou brincadeira para o final de semana a escolha da criança.
Assim como os adultos e crianças precisam dessa reorganização
e estabelecimento de uma nova rotina nesse momento que estamos vivendo, os
idosos também precisam, no próximo post vou trazer orientações para organização
de uma rotina para eles também.
Lembrem-se a rotina é muito importante, nos ajuda a otimizar
nosso precioso tempo, além de nos organizar, reduzir os níveis de ansiedade e
melhorar nossa capacidade de atenção.
Espero que esse post possa ter ajudado de alguma forma.
Abraços fraternos e até breve.
Laine Queiroz
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