quarta-feira, 25 de março de 2020

REORGANIZAÇÃO COTIDIANA PARA QUARENTENA / PARTE 1- ROTINA PARA ADULTOS

REORGANIZAÇÃO COTIDIANA PARA QUARENTENA


PARTE 1- ROTINA PARA ADULTOS

    Um dos primeiros efeitos da quarentena é a desorientação atencional. A pessoa se sente mais confusa, menos concentrada, muito mais cansada.
    Ela pensa que vai trabalhar em casa e vai conseguir descansar, mas não é isso que acontece. Porque uma série de apaziguadores que nós temos no trabalho, como a pausa para o cafezinho ou a conversa com o colega, são suspensos.
    É uma crise geral, mas é muito importante a gente ter em mente que isso tudo vai passar. Pode demorar muito tempo, pode demorar mais tempo do que a gente gostaria, mas vai passar. É como uma guerra: uma hora termina. É uma situação que vai ter várias fases e agora estamos apenas começando.        Ter consciência disso é muito importante para fazer a travessia deste momento.
    Quem está na quarentena tem algumas tarefas a cumprir. A primeira é a reorganização cotidiana, pensar em horários para fazer cada coisa. A segunda tarefa é cuidar da higiene e manter a salubridade corporal, pois vamos entrar em um período de baixa atividade física e isso nos fragiliza. A prática da meditação ou atendimento psicológico online também são aconselháveis.
    Para o equilíbrio mental, sugiro fazer pausas ao longo do dia e encontrar atividades que não sejam exatamente produtivas, mas sim restaurativas: pode ser uma leitura, a jardinagem, o cuidado com os animais, ou a arrumação de armários e da casa, mudar os móveis de lugar, etc.
    A leitura de livros é uma boa prática para isso, pois diferente das telas [televisão, celular, computador], convoca uma reestruturação da atenção da pessoa.
    Outra coisa muito importante é a recuperação dos laços afetivos e sociais.
    E ainda, para quem tem crianças, é muito importante observá-las, pois crianças terão mais dificuldades em substituir os laços físicos pelos digitais. É um momento para acompanhar o filho mais de perto, contar histórias, participar das brincadeiras, interações que foram perdidas ao longo do tempo. Para os pais que vivem dizendo 'eu não tenho tempo pra isso, agora chegou o momento de fazer esses ajustes. Também é necessário observá-las, se pararam de brincar, se se isolaram demais, se estão comendo e dormindo direito, porque a quarentena é uma situação muito adversa e elas são muito sensíveis para captar a preocupação dos adultos.
    Os pais precisam falar a verdade sobre a quarentena porque, em geral, mentir nesse momento aumenta a problemática. A criança vai ter de lidar com pensamentos como "por que será que os meus pais estão me escondendo alguma coisa?", além de todas as outras pressões que atingem a todos neste momento.
    Que tal organizar todas essas dicas dentro da sua rotina e passar por esse período com tranquilidade e confiança?

    Então vamos lá...


Como preparar uma boa rotina


    Comece colocando na ponta do lápis todas as atividades que você precisa desenvolver, para quem trabalha home office é bom delimitar o tempo destinado ao trabalho, bem como um local específico para isso.
    Depois de elencar todas as atividades obrigatórias, pense em atividades relacionadas ao seu bem estar físico e emocional, que tal 30 minutos de alongamento todas as manhãs logo após o café? E 1 hora diária após o jantar para leitura daquele livro que esta esquecido na sua gaveta? Você ainda pode deixar de 2 a 3x por semana um momento para meditação, aula virtual de zumba ou alguma aeróbica, e não se esqueça, é claro, de reservar um tempinho para família, amigos, mesmo que virtualmente.
    Aos casais, não esqueçam de compartilharem as tarefas domésticas e cuidados com as crianças, assim nenhum dos dois se sente sobrecarregado enquanto o outro fica ocioso demais. O equilíbrio é de extrema importância. Para tanto, definam já na rotina quem vai ficar responsável por determinada tarefa e quais dias seriam interessantes para desempenha-las.
    Pronto, agora que já tem tudo na ponta do lápis, é só escolher a melhor forma de registro. Pode ser em uma folha de sulfite, cartolinas, em lousas, azulejos, o importante é que fique visível e fácil de se orientar por ela.
    Para quem divide o lar com mais pessoas, a rotina coletiva pode ser decidida por todos, evitando desentendimentos.
    As crianças precisam de rotina própria e específica. Vou postar em breve orientações para elaboração da rotina delas.
    A rotina é muito importante, nos ajuda a otimizar nosso precioso tempo, além de nos organizar, reduzir os níveis de ansiedade e melhorar nossa capacidade de atenção.

Modelos de organização:




    Espero que esse post possa ter ajudado de alguma forma. Abraços fraternos e até breve.

Quer saber mais?

Acesse o vídeo completo no canal do YouTube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Construindo o Aprender agradece seu comentário!