segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Seu filho não obedece? Aprenda a mudar isto

É possível estimular seu filho a obedecer e seguir regras e combinados


“Tudo o que eu peço, ela faz o contrário. Às vezes, perco a cabeça”, "Ele finge que não entende as regras", "Acho que ela está me testando"... É muito comum escutarmos essas frases de pais que tentam impor limites na educação de seus filhos, muitos sentem dificuldade em fazer com que os filhos obedeçam. Selecionamos algumas dicas que vão acabar com essa tormenta e permitir um desenvolvimento mais tranquilo e saudável para o seu filho e menos cansaço para você.

1. Eduque sem culpa 


Entender que existem regras faz parte de um importante processo de aprendizagem da criança. Por isso, os pais devem sentir-se autorizados a educar. A educação é de responsabilidade dos pais, eles serão cobrados por isso.  Os pais que trabalham devem administrar o sentimento de culpa. Uma boa alternativa é conversar com o filho e explicar que precisa trabalhar para garantir o sustento da família, as crianças entendem, assim não deixem que o sentimento de culpa torne-se uma desculpa para não impor regras e limites. 

2. Crie um bom vínculo afetivo 

Demonstre carinho, converse e brinque. Assim, você cria uma maior cumplicidade com a criança. Segura de que tem a atenção dos pais, ela aprende que não precisa recorrer à desobediência para chamar a atenção. Dessa maneira, quando você precisar impor uma regra, a criança compreenderá mais facilmente que há momentos em que ela deve obedecer. Lembre-se que para criar um bom vínculo não é necessário dar presentes ou atender as vontades e desejos da criança, mas sim brincar com ela. Sendo assim, dedique ao menos 15 minutos do seu dia para brincar com o seu filho e conquistarem momentos de cumplicidade e parceria, mesmo que você seja muito ocupado reserve esse tempo para seu filho, o que importa é a qualidade dessa interação e não a quantidade. 

3. Valorize o papel da criança 

Seu filho precisa conhecer a importância dele na família. Para isso, é bom que ele tenha o seu lugar reservado na mesa de jantar e seja ouvido pelos pais.


4. Crie uma rotina 

Utilize o bom senso e estabeleça uma rotina para o seu filho. A rotina é fundamental, pois traz segurança e faz com que a criança se sinta cuidada. Uma rotina bem adaptada ao ritmo da criança reduz a ansiedade, faz com que ela se lembre de algumas tarefas cotidianas, como escovar os dentes após as refeições, fazer a tarefa de casa, estudar e tenha um sono de qualidade.

5. Dê ordens claras 

Dialogue sempre, use linguagem adequada à faixa etária da criança e tom firme. Ao dar uma ordem, olhe nos olhos da criança. É preciso persistência: Diga o que ela deve fazer uma única vez. Aguarde alguns minutos e verifique se ela já fez o que você pediu. Se não, pegue-a pela mão e a acompanhe na execução. Repita até que ela se condicione a atendê-lo.

6. Esteja preparado para lidar com a desobediência 

Ao desobedecer, a criança busca uma satisfação momentânea, nem sempre o seu objetivo é afrontar o adulto. Por isso, aja com calma e firmeza. Não se pode dizer não aleatoriamente, mas é fundamental sustentá-lo quando for preciso, pois a criança tem que saber que ela não pode pular uma janela ou não deve agredir o coleguinha.

7. Diante da birra, fique firme 

Quando a criança começar a fazer birra, mantenha a calma. Reforce que você não poderá atendê-la naquela hora e seja objetiva. Se estiver em público, não se
preocupe com os comentários ou olhares das pessoas. Também não faça discursos ou ameaças enquanto a criança estiver chorando. Apenas tente desviar a atenção dela para outra coisa, mas não ceda! É preciso ouvir as necessidades da criança, não a birra.

8. Oriente quem cuida da criança, avós, tias ou babás 

Combine com os cuidadores as diretrizes da educação do seu filho. É importante que todos os adultos responsáveis por cuidar da criança fale a mesma língua, assim evitará que ela fique confusa ou adote comportamento duplo. 

9. Educa-se o tempo todo 

Lembre-se: educar é uma atividade contínua e você precisa dar o exemplo. A educação é um processo que não ocorre apenas em situações de desobediência. A criança aprende muito por meio do que observa em seu cotidiano, por isso, seja verdadeiro.Se enganamos ou mentimos uma vez, as crianças podem perder a confiança nos pais.


Por Letícia Macedo
http://delas.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Construindo o Aprender agradece seu comentário!