quinta-feira, 14 de abril de 2016

SAIBA COMO ESTIMULAR O SEU FILHO DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO


Alfabetização significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita.
Uma criança sem o preparo necessário pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo, por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no papel. Pode ainda ter problemas para identificar os fonemas (letras na fala) e associá-los aos grafemas (letras na escrita). Podemos também encontrar crianças que só sabem copiar textos, e durante um ditado, não conseguem escrever.
O período propício para a alfabetização é entre os 6 ou 7 anos. Este processo pode levar até 2 anos dependendo da maturidade da criança, do quanto ela é estimulada por seus responsáveis, do ritmo próprio dela e do seu preparo para a alfabetização. Este é o período considerado adequado para que a criança tenha completo domínio da leitura e da escrita.

* OS PAIS TÊM GRANDE RESPONSABILIDADE EM ESTIMULAR A CRIANÇA DURANTE ESSE PROCESSO.

COMO?

A 1° etapa do processo de alfabetização é a leitura partilhada.
Se a criança ainda não sabe ler, decodificar as letras e relacioná-las com seus sons, os pais devem fazer isso para ela, lendo histórias em voz alta, de preferência com livros ilustrados, assim por meio das imagens a criança pode compreender a história, além de manter sua atenção por mais tempo.
Estudos recentes demonstraram que há uma correlação entre o tempo de escuta de histórias e o rendimento posterior na compreensão de textos, ou seja, crianças que são expostas a leitura de histórias desde muito cedo, serão mais capazes de compreender textos, e logo terão melhor desempenho em todas as disciplinas.

* É NECESSÁRIO TORNAR A LEITURA UM HÁBITO.

DE QUE MANEIRA?

Organizar um cantinho próprio para ela. Sim, um cantinho da leitura em sua casa, para que a criança possa ler ou escutar as histórias contadas pelos pais todos os dias. Para que a leitura se torne um hábito, ela deve acontecer todos os dias, mas não de maneira forçada ou impositiva, mas sim de maneira agradável dentro de uma rotina bem definida (após o jantar ou o café da manhã, por exemplo).
O tempo destinado a leitura dependerá do tempo dos próprios pais. Se você puder iniciar com 15 minutos por dia, será um excelente começo. Se você não puder ler todos os dias, uma boa alternativa são os aplicativos de leitura de histórias. Mas não deixe seu filho sem ouvir histórias nenhum dia.
A leitura partilhada é uma espécie de trampolim entre a leitura em voz alta e a leitura silenciosa e isso será um grande diferencial na vida acadêmica de seu filho.
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 


Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. Então está esperando o que para montar o cantinho da leitura na sua casa? Lembre-se que leitura deve sempre ser prazerosa e não um fardo, para isso o ambiente leitor deve ser agradável.

No cantinho da leitura você pode disponibilizar livros, gibis e revistas, e é importante mantê-lo sempre atualizado com novas histórias.



ABAIXO ALGUMAS IDEIAS PARA VOCÊ MONTAR O CANTINHO DA LEITURA NA SUA CASA.